A Endodontia é especialidade que cuida da recuperação de dentes altamente comprometidos, onde a extensão dos danos chegou até uma camada conhecida como Nervo, este é formado veias, artérias, tecido conectivo e é o responsável fela formação do esmalte e dentina durante a formação do dente. Após a formação dos dentes esta não é mais necessária, podendo ser retirada sem o comprometimento dos destes.

O tratamento endodôntico ou tratamento de canal, como mais popularmente chamado, se dá com a completa eliminação do tecido pulpar (nervo), com complemento de obturação. É realizado nos casos de traumatismos dentais, infecções ou por necessidades restauradoras.

Sua realização é rápida e sem dor e pode ser realizado em apenas uma visita.

O que é ENDODONTIA?

A endodontia é a especialidade da odontologia responsável pela prevenção e tratamento de doenças da polpa do dente. A polpa dental é uma estrutura viva localizada no interior do dente e contém entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.
O tratamento endodôntico ou como é mais conhecido, “tratamento de canal”, consiste na remoção da polpa dental.

Por que um dente precisa de tratamento de canal ?

O tratamento de canal é indicado quando a polpa do dente morre (necrose pulpar), comprometendo a estrutura que envolve a raiz, provocando a inflamação da membrana periodontal e do osso, muitas vezes de modo assintomático (formando granulomas e cistos).
Também é indicado o tratamento endodôntico em casos em que a polpa viva apresenta inflamação, com dor espontânea em decorrência da exposição da dentina por carie profunda, ou por motivos traumáticos; também quando há uma fratura da coroa, retração gengival e também pode ser feito quando houver necessidade protética.

Quais os sintomas mais característicos?

Os sintomas são os mais diversos e vão desde:
Dor aguda espontânea (quando o dente começa a doer sem estímulo, de forma palpitante e aumenta com o calor).
Em fases mais avançadas, a dor pode irradiar até regiões mais afastadas, sendo difícil distinguir qual é o dente afetado. (Nestes casos, a polpa ainda está viva, porém bastante inflamada, o que impede o efeito de analgésicos). Existem sintomas como o de “dente crescido” e dor ao mastigar. Temos ainda os quadros crônicos em que os sintomas são ausentes ou mal caracterizados, sendo que a descoberta da lesão é o resultado de exames periódicos no dentista.

Como é o tratamento?

O tratamento consiste no esvaziamento, modelagem e obturação do espaço que era ocupado pela polpa dental. Ao final do tratamento do canal, o dente necessitará ser restaurado para que tenha o mesmo aspecto funcional e estético de antes. Após o tratamento, é de extrema importância o controle radiográfico do dente tratado para
avaliar o sucesso do procedimento endodôntico.

Desenvolvimento M4S Web Solutions

M4S Web Solutions
Chame pelo WhatsApp
Agende sua Avaliação!