Também, conhecida pelo nome técnico de profilaxia, consiste na eliminação a placa bacteriana para que a mesma não se instale e provoque algumas doenças como cáries, gengivites, entre outras. A falta da higienização correta promove o aparecimento de doenças que podem levar a perda dos dentes e por consequência uma má condição de saúde.
Estas limpezas não substituem as que devem ser feitas quatro vezes ao dia pelo próprio paciente e devem acontecer num prazo maior ou menor, justamente em função da capacidade e dedicação de cada um na limpeza doméstica.
Os dentistas usam como recurso para realizar a profilaxia, um tipo de corante que deixa a região com placa bem evidenciada, usando recursos mais eficazes como um jato de pó de bicarbonato de sódio e um outro com pontas apropriadas que vibram por um aparelho de ultra som.
As limpezas terminam com polimento dos dentes coma finalidade de remover manchas causadas pelo fumo e pelos corantes artificiais de balas e alimentos, não substituindo o clareamento dental.
O que é a doença gengival?
Corresponde a uma inflamação das gengivas que pode evoluir afetando o osso que rodeia e suporta os dentes. É causada pelas bactérias da placa bacteriana que é uma película aderente e transparente que se forma constantemente nos dentes. Se a placa bacteriana não for removida através da escovagem e do uso do fio dentário, esta acumula-se e pode infectar não só a gengiva mas também o osso que suporta o dente, levando à mobilidade e perda dos dentes.
Existem dois tipos principais de doença gengival : a gengivite e a periodontite.
O que é a gengivite?
Corresponde à inflamação da gengiva. Clinicamente a gengiva torna-se muito vermelha e inchada. A escovagem causa normalmente hemorragia. Esta fase da doença gengival é reversível porque ainda não foi afetado o osso alveolar.
O que é a doença periodontal (Periodontite)?
A gengivite quando não tratada pode evoluir para a doença periodontal. Esta afeta os tecidos de suporte do dente levando à mobilidade e mesmo à perda dos dentes. Refere-se ao tratamento das doenças gengivais.
Existem dois tipos principais de doença gengival: a gengivite e a periodontite.
Como é que a doença das gengivas é tratada?
As fases inicias da doença gengival podem ser reversíveis com uma escovagem e uso de fio dentário adequados. Uma boa higiene oral ajudá-lo-á a impedir que a placa bacteriana se forme e aumente.
Uma destartarização profissional feita no consultório é o único meio de remover a placa bacteriana que se formou e calcificou, formando o tártaro. O dentista / higienista irá remover ou destartarizar os dentes sobre e sob a linha da gengiva. Caso o seu problema seja mais grave pode ser preciso fazer um alisamento radicular. Um alisamento radicular alisa algumas irregularidades nas raízes dos seus dentes tornando mais difícil a aderência da placa bacteriana.
Recessão gengival
A doença periodontal pode provocar recessão gengival, expondo a raiz do dente. A raiz não é recoberta de esmalte por isso estímulos frios, quentes e por vezes doces podem provocar dor. Pode ser aplicado um produto para melhorar esta sensibilidade.
A especialidade que cuida dos tecidos ao redor dos dentes, gengiva e ligamentos periodontais. Trata da recuperação dos dentes, Gengivites, Periodontites, cirurgias de gengiva e enxertos gengivais.
Periodontite
O que é?
É a doença que ataca os tecidos em torno dos dentes, principalmente a gengiva, ossos e ligamentos de suporte dos dentes. Sua presença em alguns caso é indolor.
Deve ser tratada por um especialista que pode ser dentista ou periodontista (especializado no tratamento das doenças gengivais). As mais comuns são a Gengivite e a Periodontite, que e o processo inflamatório nos tecidos moles que podendo levar a perda do dente, já a Gengivite não a inflamação só afeta a gengiva.
Causas?
A placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva.
Diferenciando da Gengivite
A gengivite é uma infecção da gengiva, provocando o avermelhamento da gengiva, quando inflamada pode sangrar durante escovação. É uma forma leve de doença e não leva a perda de osso ou dos tecidos ao redor dos dentes.