A restauração dos dentes é a forma de restaurar dentes cariados, recuperando a função original do dente. A restauração consiste na remoção da dentina cariada, limpando a área afetada e preenchendo com algum material restaurador, amalgama ou compósito.
Compósitos
Compósitos ou Resinas são materiais que conseguem imitar perfeitamente a estrutura natural dos dentes, têm características semelhantes à do esmalte e dentina.
Há uma menor destruição dos dentes graças à capacidade dos compósitos aderirem ao dente.
Os compósitos podem não ser ideais para restaurações muito extensas e podem fraturar ou partir com o tempo. Podem também ficar manchados com o café, chá ou tabaco.
A durabilidade do compósito depende de uma série de fatores, alguns diretamente relacionados com o dentista e outros com o paciente.
Substituição das restaurações a amalgama por compósito
A troca de uma restauração metálica, ou amálgama, nos dentes posteriores por uma restauração estética, em compósito, é viável quando há problemas que envolvem a saúde do dente assim como quando há uma fratura da restauração preexistente, ou recidiva de cárie.
A amálgama liberta substâncias que mancham o esmalte dentário, deixando-o acinzentado. Ao remover o amálgama já há melhora substancial na estética do dente, mas para haver uma perfeita solução estética é necessário remover o esmalte manchado.
Manutenção das restaurações estéticas
A manutenção das restaurações estéticas exige controle da higiene bucal, profilaxias periódicas, e também as reavaliações periódicas. Todos estes parâmetros prolongam a vida útil deste tratamento.