Também, conhecida pelo nome técnico de profilaxia, consiste na eliminação a placa bacteriana para que a mesma não se instale e provoque algumas doenças como cáries, gengivites, entre outras. A falta da higienização correta promove o aparecimento de doenças que podem levar a perda dos dentes e por consequência uma má condição de saúde.
Estas limpezas não substituem as que devem ser feitas quatro vezes ao dia pelo próprio paciente e devem acontecer num prazo maior ou menor, justamente em função da capacidade e dedicação de cada um na limpeza doméstica.
Os dentistas usam como recurso para realizar a profilaxia, um tipo de corante que deixa a região com placa bem evidenciada, usando recursos mais eficazes como um jato de pó de bicarbonato de sódio e um outro com pontas apropriadas que vibram por um aparelho de ultra som.
As limpezas terminam com polimento dos dentes coma finalidade de remover manchas causadas pelo fumo e pelos corantes artificiais de balas e alimentos, não substituindo o clareamento dental.